PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVOS
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS
|
HABILIDADES
|
Linguagem oral
|
· Leitura de imagens,
· Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
· Roda de conversa,
· Declamar poesias,
· Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
· Relatar experiências vividas,
· Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
· Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
· Falar trava-línguas,
· Defender suas ideias com argumentação
|
Prática de leitura
|
· Leitura compartilhada diária,
· Roda de leitores,
· Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
· Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
· Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
· Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
· Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
· Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
· Identificar e descrever personagens,
· Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
· Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
· Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
· Consulta ao dicionário.
|
Prática Escrita e produção de texto
|
· Empregar letra maiúscula corretamente,
· Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
· Utilização correta da pontuação,
· Grafia correta das palavras,
· Segmentação correta de frases e textos,
· Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
· Produzir texto e revisá-lo.
|
Conteúdos
1º BIMESTRE
· Produção de texto: conto
· Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
2º BIMESTRE
· Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
· Leitura, produção e interpretação
· Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
· Ortografia:palavras com som de x
· Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações
3º BIMESTRE
· Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
· Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
· Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva
4º BIMESTRE
· Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
· Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
· Gramática
· Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
· Numeral
MATEMATICA
OBJETIVOS
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS
|
HABILIDADES
|
Operações com números
|
· Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
· Campo aditivo e multiplicativo,
· Compor e decompor números,
· Reconhecer ordens e classes,
· Citar o antecessor e sucessor dos números,
· Sistema monetário,
· Expressões numéricas,
· Cálculo mental,
· Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
· Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
|
Espaço e forma
|
· Compor de decompor figuras geométricas planas,
· Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
· Associar sólidos ao seu molde.
· Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
|
Grandezas e medidas
|
· Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
· Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
|
Tratamento da informação
|
Construir e interpretar tabelas e gráficos.
|
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
· Números
- S.N.D até 1.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
· Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
· Espaços e formas: figuras planas e não-planas
Nenhum comentário:
Postar um comentário